Sistema de Alerta

de Risco de Incêndio para o Pantanal - SARIPAN

Acesso fácil a informações sobre risco de incêndio na região do Pantanal.

Introdução

São apresentados os 5 métodos para o cálculo do índice de risco de incêndio: Angstron (B), Fórmula de Monte Alegre (FMA), Fórmula de Monte Alegre modificado (FMA+), Nesterov (G) e Telicyn (I). Estes métodos estão descritos amplamente na literatura (SOARES, 1972; NUNES, 2005). Serão descritas as variáveis que cada método usa como entrada e a parte teórica dos métodos considerados neste sistema, para que o usuário possa escolher o método mais apropriado.


Variáveis usadas para o cálculo do índice de risco de incêndio, conforme o método.

Cada um dos métodos tem variáveis climáticas como entrada, com suas respectivas datas, as quais são:
B: dia, mês, ano, umidade relativa do ar e temperatura do ar.
FMA: dia, mês, ano, umidade relativa do ar e precipitação.
FMA+: dia, mês, ano, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento.
G: dia, mês, ano, umidade relativa do ar, temperatura do ar e precipitação.
I: dia, mês, ano, precipitação e temperatura do ar.

Os índices G, I, FMA e FMA+ consideram o passado (dados de dias anteriores) para o cálculo de risco de incêndio. É levado em conta o fato da vegetação ter perdido água e assim ser mais fácil de existir queima na vegetaç&ção. A FMA+ leva em conta a ação do vento em espalhar calor. O método de Angstron não leva em conta o passado e com isso tende a errar mais as previsões de risco de incêndio. Conforme as variáveis climáticas disponíveis, com dados diários, pode-se escolher o índice mais apropriado. A seguir, é apresentada a fórmula de cálculo de cada índice.


1 - Índice de Angstron (B)

Trata-se de um índice não-acumulativo, desenvolvido na Suécia, e baseia-se fundamentalmente na temperatura e na umidade relativa do ar, ambos medidos diariamente às 13hs, cuja interpretação é a seguinte: sempre que o valor de B for menor do que 2,5 haverá risco de incêndios, isto é, as condições atmosféricas do dia estarão favoráveis à ocorrência de incêndios.

O valor de Angstron é dado pela fórmula:

B = 0.050*H - 0.10*(T - 27), H = umidade relativa do ar (%) e T = temperatura do ar(℃).

Se (B > 2.5) então não tem risco. Senão, tem risco.


2 - Índice logarítmico de Telicyn (I):

Sejam t = temperatura do ar (°C), r = temperatura do ponto de orvalho (°C), log = logaritmo na base 10 e n = número de dias sem chuva.

A fórmula de Telicyn (I) é dada por

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal

Este índice foi desenvolvido na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e tem suas variáveis medidas diariamente às às 13hs. O índice é acumulativo, isto é seu valor aumenta gradativamente, como realmente acontece com as condições de risco de incêndio, até que a ocorrência de uma chuva o reduza a zero, recomeçando novo ciclo de cálculos.

O índice apresenta a restrição de que sempre que ocorrer uma precipitação igual ou superior a 2,5 mm, deve-se abandonar a somatória e recomeçar o cálculo no dia seguinte, ou quando a chuva cessar. Nos dias de chuva o índice é igual a zero. Como o índice é acumulativo, a interpretação do grau de perigo é feita por meio de uma escala (Tabela 1).

Tabela 1. Escala de perigo de incêndio do índice logarítmico de Telicyn.

ValorGrau de Perigo
≤ 2
Nenhum
2.1 a 3.5Pequeno
3.6 a 5.0Médio
> 5.0
Alto


3 - índice de Nesterov (G)

Sejam d = déficit de saturação do ar (milibares), t = temperatura do ar em (°C), n = número de dias sem chuva menor que 10,0 mm. Este índice, também cumulativo, foi desenvolvido na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e aperfeiçoado na Polônia e suas variáveis são medidas diariamente às 13hs. O déficit de saturação do ar, que é a diferença entre a pressão máxima de vapor de água e a pressão real de vapor de água, é calculado por meio da seguinte expressão:

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal

Figura 1 - Fórmula de cálculo do Índice de Nesterov.


No índice de Nesterov, a continuidade do somatório é limitada pela ocorrência das restrições apresentadas na Tabela 2 e sua interpretação é dada pela Tabela 3.

Tabela 2. Restrições do índice de Nesterov em função da quantidade de chuva do dia.

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


Tabela 3. Escala de perigo do índice de Nesterov (G)

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


4 - Fórmula de Monte Alegre (FMA)

É o primeiro índice de perigo de incêndios do Brasil, sendo também acumulativo, cujas variáveis são medidas às 13hs. Por ser acumulativo, o índice está sujeito a restrições de precipitação (Tabela 4). A variável H, na tabela 4, significa umidade relativa do ar (%). A interpretação dos resultados da fórmula é dada pela Tabela 5

Sejam Hi = umidade relativa do ar (%) e n = número de dias sem chuva maior ou igual a 13,0 mm. A fórmula de Monte Alegre é dada por

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal

Tabela 4. Restrições da Fórmula de Monte Alegre (FMA) em função da quantidade de chuva do dia.

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


Tabela 5. Escala de perigo de incêndio da Fórmula de Monte Alegre (FMA).

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


5 - Fórmula de Monte Alegre Modificada (FMA+)

A fórmula inclui a velocidade do vento à FMA. É um índice também acumulativo e seus dados são obtidos às 13hs. Está sujeito às restrições de precipitação, conforme a Tabela 6, e o grau de perigo de acordo com a Tabela 7. A variável H, na tabela 6, significa umidade relativa do ar (%).

Sejam Hi = umidade relativa do ar (%), n = número de dias sem chuva maior ou igual a 13,0 mm, v = velocidade do vento (m/s) e e = base do logaritmo natural (valor igual a 2,718282). A fórmula de Monte Alegre Modificada é dada por

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal

Tabela 6. Restrições ao somatório da (FMA+) em relação da quantidade de chuva do dia.

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


Tabela 7. Escala de perigo de incêndio da (FMA+).

Embrapa Arroz e Feijão / Embrapa Pantanal


Informações sobre a eficiência dos índices de risco de incêndio para a condição de Pantanal (Soriano et al., 2015) podem ser acessadas aqui

© 2020 Embrapa Arroz e Feijão Embrapa Pantanal- Todos os direitos reservados