Arte: Fábio Nolêto

• Repositório de Dados

• Dicas de uso do Repositório de Dados (arquivo PDF)

• Norma de propriedade e uso de dados Rede Fluxus V1.0 (arquivo PDF)

• Anexo I da Norma de propriedade e uso de dados Rede Fluxus V1.0 (arquivo PDF)

Projeto Fluxus - Dinâmica de gases de efeito estufa e balanço
de carbono em sistemas de produção de grãos no Brasil

WORKSHOP 5 e 6/08/2013

Sabe-se que a mudança do clima, causada por atividades humanas que impactam negativamente sobre o ambiente, é uma realidade que pode afetar a agricultura e a economia de regiões, cuja dinâmica produtiva esteja fortemente vinculada ao campo.

Nesse contexto, vários cientistas se reuniram, a fim de estudar o fluxo para a atmosfera de dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O) e metano (CH4), uma vez que esses são os principais gases ligados ao efeito estufa.

No caso da agricultura, o CO2, emitido pelos solos, representa perda de carbono (C) da matéria orgânica do solo (MOS) e de resíduos vegetais aportados, sendo esses fenômenos condicionados pelo clima e pelo manejo do solo. Já o N2O também é produzido por microrganismos do solo, influenciados, especialmente, pelo teor de nitrogênio (N), manejo da matéria orgânica e umidade do solo. Por fim, o CH4 é emitido para a atmosfera pela bovinocultura e pelo cultivo de arroz por inundação.

Diante disso, para a avaliação da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) pelo solo, foram selecionadas propriedades rurais, situadas nos biomas Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Amazônia, que trabalham com sistemas de produção de grãos, destacadamente, com as culturas da soja milho, arroz, feijão, feijão caupi e trigo.

Importância Estratégica

Espera-se ampliar o conhecimento da capacidade dos sistemas produtivos atuais e de tecnologias alternativas, para o acúmulo e o sequestro de C no solo, evitando a emissão de GEE. Nesse sentido, considera-se que sistemas de produção conservacionistas possuem grande potencial de combinar a produção de alimentos com a prestação de serviços ambientais, incluindo a mitigação da mudança do clima e a preservação da biodiversidade.

Além disso, a estrutura do projeto compreende uma série de estudos acerca das dinâmicas sociais e econômicas referentes aos sistemas de produção e manejo relevantes nos processos de acumulação ou sequestro de C e a emissão de GEE. Esses conhecimentos são essenciais para a investigação e previsão de cenários futuros e para o planejamento de políticas públicas para o incentivo de adoção de práticas mitigadoras do aquecimento global.

Esse projeto possui ainda caráter estratégico, pois permitirá o levantamento de informações mais precisas sobre a emissão de GEE no Brasil e fornecerá subsídios para o debate em fóruns realizados dentro e fora do País, a partir de uma base de dados reconhecida pelo Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC).

Publicações

Artigos

Estrutura

O projeto está estruturado em oito projetos componentes, além das atividades gerenciais.

São quatro projetos componentes de diagnóstico que quantificam o balanço de C e a emissão de GEE nos quatro biomas principais na produção de grãos: Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Amazônia.

Projetos Componentes Bioma
Dinâmica de emissão de GEE e balanço de C em sistemas de produção de grãos no bioma Cerrado Dinâmica de emissão de GEE e balanço de C em sistemas de produção de grãos no bioma Mata Atlântica Dinâmica de emissão de GEE e balanço de C em sistemas de produção de grãos no bioma Pampa Dinâmica de emissão de GEE e balanço de C em sistemas de produção de grãos no bioma Amazônia
Existem ainda quatro projetos componentes transversais voltados à modelagem e simulação do balanço de carbono e emissão de GEE; classificação e espacialização de sistemas de produção de grãos; organização e disponibilização da informação gerada pela rede de pesquisa; e avaliação econômica de tecnologias e políticas para mitigação da emissão de GEE.

 

Projetos Componentes Transfersais
Modelagem e simulação do balanço de carbono e da emissão de gases de efeito estufa Classificação e espacialização de sistemas de produção de grãos no Brasil com o uso de sensoriamento remoto Sistemas de gerenciamento da informação e integração de bases de dados da dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção de grãos no Brasil Avaliação econômica de tecnologias e políticas para mitigação de emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção de grãos
Aperfeiçoar e utilizar modelos de simulação para a avaliação e previsão do efeito de sistemas de produção de grãos na emissão de GEE e balanço de carbono em diferentes cenários nos grandes biomas brasileiros Tipificação, localização e espacialização dos sistemas de produção de grãos e seus efeitos na emissão de gases de efeitos estufa dentro dos grandes biomas brasileiros Desenvolvimento e integração de bases de dados de carbono e nitrogênio no solo e da dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção de grãos nos grandes biomas brasileiros Avaliação econômica de tecnologias e políticas para mitigação de emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção de grãos (arroz, feijão, milho, soja, trigo e feijão caupi)

 

Reuniões e Eventos

II Workshop Geral » Campinas-SP • 27 e 28/11/2015

O principal objetivo do workshop é compartilhar informação sobre o andamento das atividades da rede dentro da sua equipe, discutir problemas e entraves na execução do projeto e propor soluções.

Programação

Certificados de participação [+]

I WORKSHOP GERAL DA REDE FLUXUS (11-15/08/2014)

Sinop-MT

Programação

Atenção: Para melhor visualização do certificado a fim de impressão, utilize os navegadores Google Chrome ou Internet Explorer.

Certificados de participação [+]

WORKSHOP DO GRUPO GESTOR DO PROJETO MP1 FLUXUS (19-21/02/2014)

Reunião de acompanhamento e planejamento das atividades do Projeto Fluxus.

Programação

Atenção: Para melhor visualização do certificado a fim de impressão, utilize os navegadores Google Chrome ou Internet Explorer.

Certificados de participação [+]

REUNIÃO (29-31/10/2013)

Primeira reunião do Grupo de Trabalho de Controle de Qualidade de Análise Laboratorial do Projeto Fluxus.

WORKSHOP – TREINAMENTO (10-12/09/2013)

Planejamento específico das atividades do projeto componente “Modelagem e Simulação do balanço de Carbono e da Emissão de Gases de Efeito Estufa” do projeto Fluxus e nivelamento do equipe.

Programação

Certificados de participação [+]

WORKSHOP (5-6/08/2013)

Workshop Regional do Projeto - FLUXUS, Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa e balanço de carbono em sistemas de produção de grãos no bioma Pampa”.

Programação

WORKSHOP (23-24/04/2013)

Workshop Regional do Projeto - FLUXUS, Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa e balanço de carbono em sistemas de produção de grãos no bioma Mata Atlântica”.

Programação

WORKSHOP – TREINAMENTO (29/11-03/12/2012)

Treinamento da equipe do projeto MP1 Fluxus em protocolos e metodologias a serem utilizados no projeto para a medição e avaliação das emissões de gases de efeito estufa e estoque de carbono e nitrogênio no solo. O evento envolve também discussão e ajustes finais sobre os protocolos e metodologias.

Programação

 

 Infoteca-e

Embrapa Arroz e Feijão
Rodovia GO-462, km 12 Zona Rural C.P. 179
75375-000 Santo Antônio de Goiás, GO
Fone: (62) 3533-2110/2103 - Fax: (62) 3533-2100
Responsável pelo Acesso às Informações: Rodrigo Peixoto Barros
rodrigo.barros@embrapa.br / (62) 3533.2108